E-mail: 
Senha: 
 
Cadastre-se
Esqueceu sua senha?
Central do Usuário
Home        Cálculos        Séries históricas      Câmbio/Moedas      Data/hora      Conversores      Artigos       Institucional     
DrCalc - Índices e Cálculos na Web

  Data e Hora
 Contagem de Dias
 Datas móveis
 Gerador de Calendário
 Anos Bissextos



Anos Bissextos
Descubra se um determinado ano é bissexto, ou ainda lista todos os anos bissextos de um período.
O QUE É UM ANO BISSEXTO? DESCUBRA SE UM DETERMINADO ANO É BISSEXTO OU NÃO

A duração exata do ano é 365,242199 dias.

Esse não é um número inteiro de dias, ou seja o ano dura: 365 dias + 5 horas + 48 minutos + 47 segundos, que é o tempo para que a Terra de uma volta completa ao redor do Sol. Por causa da falta de precisão nas observações, os antigos arredondavam para 365 dias + 6 horas.

Porém se somarmos seis horas a cada ano, em quatro anos as estações ficarão defasadas um dia. Por isso existe o ano bissexto; Ou seja, a cada quatro anos o ano terá 366 dias para que as estações não fiquem defasadas com o passar do tempo.

Se não houvesse o ano bissexto em 360 anos o inverno estaria começando no outono, ou seja o início de todas as estações estariam atrasadas 90 dias. Em 720 anos o verão estaria começando no inverno.

A sugestão de inserir um dia a mais a cada quatro anos foi feita pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria ao imperador Júlio César no ano 46 a.C. e por isso esse calendário passou a ser chamado de "Calendário Juliano" em homenagem ao imperador.

FONTE: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/

Ano:
Resposta:
LISTE OS ANOS BISSEXTOS NUM INTERVALO DE TEMPO
Ano inicial:
Ano final:



 Publicidade
Quem somos    Contato    Termos de Uso

Nossos serviços são públicos e gratuitos.
Esclarecemos que nossos recursos se destinam a auxiliar o usuário na elaboração dos diversos cálculos aqui disponibilizados, que não devem prescindir de um profissional capacitado.
Apesar dos cuidados na coleta e manuseio, o DrCalc.net não se responsabiliza pelas informações e cálculos aqui disponibilizados, eximindo-se de quaisquer perdas, danos (direitos,indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes.

DrCalc.net / DrCalc.net.br - Todos os direitos reservados